sábado, 28 de fevereiro de 2009

Sobre a situação na Europa de Leste

Deixo aqui um link sobre a crise na Europa, onde podemos encontrar a seguinte referência a Portugal: "Berlin is not going to rescue Ireland, Spain, Greece and Portugal as the collapse of their credit bubbles leads to rising defaults". O tom é catastrofista mas, infelizmente, há razões para estar bastante preocupado.
Quem (ainda) tiver dúvidas veja este link em que o primeiro ministro da Hungria pede um pacote de 180 mil milhões de euros para ajuda aos países da Europa de Leste e esta notícia sobre a Roménia em que um consultor do banco central refere que a Roménia necessita de 10 mil milhões de euros de financiamento externo e considera insuficiente o pacote de 24,5 mil milhões do Banco Mundial e do BERD. Entretanto, para citar mais dois países de Leste em dificuldades a economia da Letónia pode contrair 12% este ano e a da Ucrânia mais de 6%.

2 comentários:

Fábio disse...

A Eslováquia e a Eslovénia estão a aguentar-se melhor do que os outros países do leste europeu, não é?

João Pedro Santos disse...

Sim, até porque são os dois países da Europa de Leste que integram o euro e portanto não enfrenatm os mesmos problemas financeiros que as restantes economias. Mas apesar disso a evolução dos seus indicadores nos últimos dois meses tem sido bastante negativa.