sábado, 14 de março de 2009

Vendas a retalho nos EUA

Os valores das vendas a retalho nos EUA no mês de Fevereiro indicam uma queda face ao mês homólogó de 8,3%, que resulta sobretudo da evolução das vendas de gasolina (-31,9%) e de automóveis (-23,5%). Excluindo estas componentes a queda face ao mês homólogo situa-se nos
-0,3%. Os dados agora divulgados parecem confirmar a recuperação deste indicador face aos valores (francamente maus) registados em Dezembro indicando uma estabilização do consumo privado depois da forte quebra verificada no último trimestre de 2008.
Também os dados das vendas e stocks nos EUA parecem animadores apontando para uma estabilização do rácio entre stocks e vendas que tinha vindo a aumentar desde Julho 2008. Esta estabilização ficou a dever-se ao escoamento de stocks no retalho continuando contudo a verificar-se um aumento deste indicador na distribuição por grosso e na indústria (embora a um ritmo inferior ao que vinha sendo registado). Note-se, no entanto, que estes rácios ainda se situam a um nível elevado.
Os dados do comércio externo nos EUA revelam uma queda, face ao mês homólogo, de 16,4% das exportações e de 22,8% nas importações com o défice comercial a descer para 36 mil milhões USD.

Sem comentários: