quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Indicador de sentimento económico

De acordo com os dados hoje divulgados pela Comissão Europeia o sentimento económico melhorou pelo sétimo mês consecutivo quer na zona euro quer na EU (+3,4 em ambos os casos para 86,2 e 86,0, respectivamente) para o que contribuiu sobretudo a evolução favorável da confiança na indústria (+4 e +3, respectivamente), sendo de realçar o facto deste indicador ter melhorado em 21 do 26 Estados membros da União Europeia (mais uma vez não forma publicados dados relativos à Irlanda). Efectivamente o indicador apenas desceu no Chipre (-9), Portugal (-6,1) e Eslovénia (-2,7) e manteve-se na Rep. Checa e na Roménia tendo melhorado em todos os grandes Estados da União Europeia (Itália: +3,8; Alemanha: +3,4; Reino Unido: +3,2; França: +3 e Espanha: + 1,9).

De salientar, no entanto, que apesar da recuperação este indicador ainda se mantém significativamente abaixo do valor 100 que corresponde à sua média de longo prazo.

No que respeita a Portugal a queda deste indicador é atribuível à deterioração da confiança na indústria (-7) a qual tinha subido fortemente no mês anterior (+9) e que agora retornou para níveis próximos dos que se verificavam em Agosto, tendo se verificado uma evolução positiva na confiança dos consumidores (+ 3), retalhistas (+2) e na construção (+3).

Sem comentários: