quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Evolução do PIB no 4.º trimestre 2012

A estimativa rápida do INE para o PIB português no 4.º trimestre de 2012 aponta para uma taxa de variação homóloga de -3,8% (-3,5% no trimestre anterior) e uma taxa de variação em cadeia face ao trimestre anterior de -1,8% (a qual corresponde a uma taxa anualizada de cerca de 7,0%).

Para o conjunto do ano de 2012, a contração do PIB face ao ano anterior ter-se-á situado nos 3,2% (mais 0,2 pontos percentuais do que a previsão de -3,0% constante do cenário macroeconómico do OE para 2013).

Este comportamento negativo terá sido consequência da redução significativa do contributo positivo da procura externa líquida em virtude da redução exportações e de uma diminiuição menos acentuada das importações. Enquanto que, em sentido oposto, a evolução da procura interna, e nomeadamente do investido, terá sido menos expressiva do que a ocorrida em trimestres anteriores.

Note-se que o PIB português encontra-se em queda há nove trimestres consecutivos e que a redução acumulada do PIB face ao máximo histórico registado no 4.º trimestre de 2007 ascenderá a cerca de 8,3%.

Sem comentários: