segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Evolução do PIB - 3.º trimestre 2013

De acordo com os dados hoje divulgados pelo INE, no terceiro trimestre de 2013 o PIB em volume aumentou 0,2 % face ao trimestre anterior (+1,1% no trimestre anterior) registadno uma diminuição de 1,0% face ao mesmo trimestre de 2012 (-2,0% no trimestre anterior).

A progressão do PIB neste trimestre resultou do contributo positivo da procura interna a qual registou um aumento de 1,4% impulsionada pela evolução do consumo privado (+1,1%) e da Formação Brutra de Capital Fixo (+4,8%), a qual mais do que compensou o contributo negativo da procura externa que refletiu um ligeiro decréscimo das exportações (-0,2%) e pelo crescimento das importações (+2,6%).

Sendo de salientar a evolução positiva do investimento em máquinas e equipamentos (+5,5% face ao trimestre anterior e +6,1% face ao mesmo trimestre de 2012).

1 comentário:

Thales Nicolas disse...


Vejam a nova teoria econômica que busca uma síntese entre liberalismo e socialismo. O “Comunismo Empresarial de Mercado” é uma nova esquerda que utiliza os pontos positivos da direita e da esquerda. No meu canal estou divulgando algumas dessas ideias.
https://www.youtube.com/watch?v=TYoaxBFKbTA