sábado, 14 de agosto de 2010

Evolução do PIB na UE

De acordo com as estimativas preliminares ontem divulgadas pelo Eurostat o PIB no conjunto da UE cresceu 1,0% face ao trimestre anterior e 1,7% face ao trimestre homólogo, salientando-se a celeração do crescimento da Alemanha (+2,2% face ao trimestre anterior) e o bom comportamento da actividade económica na generalidade dos países do Centro e Norte da Europa.

Já nos países do eixo Mediterrânico a evolução não foi tão positiva, pois a Itália cresceu apenas 0,4% (mesmo valor do trimestre anterior), a Espanha 0,2% (no trimestre anterior o valor tinha sido 0,1%), em Portugal verificou-se uma desaceleração do crescimento para 0,2% (no tirmestre anterior havia crescido 1,1%) e na Grécia verificou-se mesmo uma quebra de -1,5% (superior à de 0,8% registada no trimestre anterior).

No que se refere a Portugal, de acordo com o INE a já esperada desaceleração ter-se-á ficado a dever a uma redução quer da procura interna quer da procura externa líquida. Será no entanto necessário esperar pelos resultados mais completos (que serão conhecidos em Setembro) para ter uma imagem mais completa dos factores que determinaram a evolução do produto no 2.º trimestre.

Sem comentários: