O sucesso da operação de colocação de dívida pública com vencimento em Outubro de 2017 quer no que se refere ao nível e profundidade da procura quer do yield que se situou nos 4,891% ou seja significativamente abaixo dos 5% constitui um marco importante na estrtégia de regresso proogressivo ao mercado.
Para além do elevado nível de procura que correspondeu a cetrca de 6 vezes o montante indicativo inicial é de realçar o facto de 93% da emissão ter sido colocada junto de investidores internacionais - sobretudo dos EUA (33%) e do Reino Unido (29%), mas também na Europa (20%), o que constitui um indicador importante da recuperação da confiança dos investidores internacionais na dívida pública portuguesa.
Note-se, contudo, que apesar dos progressos muito significativos o spread face às obrigações alemãs 5 anos - cujo yield se situou hoje nos 0,596% - é ainda superior a 400 pontos base.
1 comentário:
As condições de mercado estão mais estáveis pois existem menos headlines negativas, o que leva a uma situação de alguma estabilidade.
Enviar um comentário