segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Golpe de teatro...

Surpreendentemente o plano de resgate do sistema financeiro americano foi derrotado no Congresso. Os mercados como era de esperar cairam significativamente com o S&P500 a cair quase 9%, mas num dia em que além deste revés cairam mais dois gigantes financeiros (o Fortis e o Wachovia que foi forçado a vender as suas operações bancárias por $1 por acção - na sexta feira valiam $10 e há um ano valiam mais de $50) até podia ter sido pior.
Naturalmente isto não significa que os EUA vão deixar "cair" o sistema financeiro, mas apenas que terão de continuar a lidar com a crise caso a caso, em vez de implementarem uma solução sistémica, e com os bancos centrais a terem de continuar a intervir maciçamente no mercado monetário.

PS: Segundo a CNN 140 congressistas democratas votaram a favor e 95 contra, enquanto que no Partido Republicano 65 votaram sim e 133 contra, ou seja o plano da administração republicana foi derrotado pelo partido republicano... vai ser dificil aprovar qualquer plano até à tomada de posse do novo Presidente... a não ser que a administração ceda (ainda mais) aos democratas e aprove um plano contra a larga maioria dos congressistas do seu próprio partido.

Sem comentários: