segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

The pain in Spain

A recessão espanhola é... histórica, ao ponto de merecer a atenção do Paul Krugman num título inspirado que não resistimos a plagiar.
A Comissão Europeia prevê que em 2009 o PIB espanhol decresça 2,0% e que o desemprego dispare para os 16,1% enquanto que o défice público deverá atingir os 6,7%. Ainda assim melhor que a Irlanda cujo PIB deverá cair 5,0% (depois de uma queda de 2,0% já em 2008) com o desemprego a atingir 9,7% enquanto que o défice público deverá chegar aos 11,0% em 2009 (o pior resultado dos 27 Estados-Membros).
As dificuldades de ajustamento macroeconómico destas economias (e também da portuguesa) no quadro de uma moeda única são o preço a pagar pela relativa protecção que o euro deu em relação a uma crise de balança de pagamentos e vão constituir um importante teste, sobretudo de carácter político, à união monetária.

PS: Acabei de ler na Bloomberg que a Standard & Poors reduziu o rating da Espanha, manifestando preocupações quanto à qualidade da carteira de crédito dos bancos espanhóis.

Sem comentários: