sábado, 16 de outubro de 2010

Relatório do OE para 2011

Já está disponível aqui. No cenário macroeconómico divulgado, prevê-se um crescimento do PIB de de cerca de 1,3% em 2010 e de 0,2% em 2011, sendo o crescimento em 2011 inteiramente sustentado nas exportações (+7,3%) e na redução das importações (-1,7%) que compensariam uma queda de 2,5% na procura interna.

Trata-se de uma previsão significativamente mais optimista do que as recentemente divulgadas pelo Banco de Portugal (ver aqui), onde mesmo sem contar com as medidas mais recentes se previa um crescimento de 0,0%.

Comparando os contributos para a taxa de crescimento verificamos que para além das exportações que o Banco de Portugal previa que crescessem somente 3,7%, existe um grande desvio na previsão do consumo privado que na previsão do Banco de Portugal se contraia 0,9% contra os 0,5% da previsão do Ministério das Finanças enquanto que em sentido contrário as previsões do Governo são significativamente mais negativas no que se refere à evolução do consumo público (-8,8% face aos -1,4% do Banco de Portugal) e ao investimento (-2,7% face aos -1,6% do Banco de Portugal).

Refira-se ainda que o Governo prevê uma redução do emprego de 0,4% que é significativamente inferior à de 0,7% prevista pelo Banco de Portugal.

Sem comentários: