quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Indicador de Sentimento Economico - Agosto 2012

O indicador de sentimento económico (ESI) na União Europeia registou em agosto uma queda de 2 pontos, registando um valor de 87 pontos que correpsonde ao resultadi mais baixo desde setembro de 2009 e se situa 13 pontos abaixo da média de longo prazo.

Esta descida do ESI resulta de uma queda em todas as suas componentes que se situam todas abaixo das respetivas médias de longo prazo.

Por países registou-se uma descida na maioria dos Estados-membros com especial destaque para as quebras verificadas na Espanha (-4,9 para 82,8 pontos) e Itália (-2,4 para 78,6 pontos), enquanto que na Alemanha se registou uma descida de 1 ponto (para 95,8 pontos) e na França uma subida de 0,4 pontos (para 89,5 pontos).

Estes resultados indicam o acentuar dos sinais de fraqueza da atividade económica na generalidade da União Europeia, sendo que apenas três países (Estónia, Letónia e Suécia) registam valores superiores a 100 pontos.

Entretanto, em Portugal, apesar de permanecer em valores francamente negativos, verificou-se uma subida de 2,7 pontos (para 79,1 pontos). Esta subida resultou de melhorias nas componentes da indústria, serviços e construção, as quais mais do que compensaram as ligeiras reduções na confiança de consumidores e comerciantes.

Sem comentários: