sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Vendas a retalho e produção industrial

Os dados ontem divulgados pelo INE indicam que a quebra das vendas a retalho voltou a acentuar-se em julho situando-se a taxa de variação homologa (tvh) nos -6,8%, com as vendas de produtos alimentares, bebidas e tabaco a registarem uma descida de 2,9% e as vendas de produtos não alimentares uma queda de 10,9% face a julho de 2011. A média anual dos últimos doze meses para este indice revela que as vendas a retalho se situam a níveis de 2001 em termos nominais.

Os indicadores relativos ao comérico a retalho indicam qainda uma tvh de -7,4% para o emprego e -9,1% para as remunerações.

Por sua vez, os indices de produção industrial apontam para uma estabilização da produção industrial (tvh de -0,2%) com a produção na industria transformadora a registar um ligeiro acréscimo de 0,6% face ao mês de julho de 2011.

Refira-se, no entanto, que embora positivos os indicadores de confiança na indústria também ontem divulgados pelo INE indicam que apesar de algumas melhorias a apreciação dos empresérios deste sectro sobre a procura global e a  produção prevista continuam a ser negativas.

Sem comentários: