quinta-feira, 11 de março de 2010

Evolução do PIB português no 4.º trimestre de 2009

Os dados do PIB no 4.º trimestre surpreenderam pela negativa apontando para uma redução de 0,2% face ao trimestre anterior, apesar do cresimento do consumo privado (+0,9%) e do consumo público (+0,7%). Para esta evolução do PIB contribuiu principalmente a queda do investimento (-5,5%). Sendo de notar que esta queda do investimento só não foi superior em virtude do aumento significativo das existências (sem esse factor a queda no trimestre teria atingido os 6,9% e o volume do investimento foi mesmo mais baixo que o registado no primeiro trimestre de 2009).
Do lado da procura externa é de referir que embora esta tenha tido um contributo positivo, este resultou não do dinamismo das exportações (-0,4%) mas antes da redução das importações (-0,9%).

Esta melhoria da balança de bens e serviços conjuntamente com a evolução favorável da balança de rendimentos primários permitiu uma redução das necessidades de financiamento face ao exterior para cerca de 8,7% do PIB no trimestre (no total do ano de 2009 as necessidades de financiamento face ao exterior cifraram-se em cerca de 9,4% do PIB).

Sem comentários: