sábado, 13 de março de 2010

A Recessão da Letónia

Imaginem um país que, em menos de dois anos, registasse uma queda do PIB próxima dos 25%, uma subida do desemprego para cerca de 23%, uma descida dos salários nominais de 10% e uma explosão do rácio de dívida pública face ao PIB. Este país existe, pertence à União Europeia e é a Lituânia, que já conquistou o seu direito a entrar nos futuros manuais macroeconómicos ao superar, em apenas 2 anos, a gravidade da crise Argentina de 1998-2002. E se as previsões para este ano se confirmarem o agravamento da actividade económica, elevando a queda acumulada para cerca de 30%, conseguirá o "feito" de superar a dimensão (em termos relativos obviamente) da grande depressão nos EUA nos anos 1929-1933.

A história que merece ser lida por todos os que se interessam um pouco por macroeconomia pode ser vista aqui neste paper e neste documento do FMI.

E, olhando para os vizinhos países bálticos, verificamos que a sua situação não parece ser muito melhor, pois de acordo com o Eurostat, em 2009,  a queda do PIB real foi de 14,1% na Estónia e de 15% na Lituânia.

Sem comentários: