sábado, 6 de março de 2010

Sinais dos EUA

Os índices de actividade publicados pelo ISM relativos ao mês de Fevereiro revelam que a industria e os serviços continuam a expandir-se, embora no caso da indústria a um ritmo um pouco mais fraco. Estes relatórios revelam no entanto outros sinais que me parecem importantes.

O ISM aponta para que uma estabilização dos stocks que foram um elemento importante para o crescimento do PIB no último trimestre de 2009 e provavevlmente sê-lo-á igualmente no actual trimestre, o que torna provável um abrandamento do ritmo de recuperação da actividade económica no 2.º trimestre de 2010, excepto se se verificar um aumento significativo da procura final.

Ora, quanto à procura final as perspectivas não surgem como muito animadoras, pois embora os índices ISM apontem para uma melhoria das perspectivas de emprego nestes sectores que é confirmada pelos dados do emprego em Fevereiro que indicam uma estabilização da taxa de desemprego nos 9,7% (14,9 milhões de desempregados) e uma estabilização (ou até aumento) do número de assalariados na indústria e serviços que no entanto não foi suficiente para evitar uma nova queda no número global de assalariados (-36 mil empregos) em virtude, nomedamente, das reduções verificadas nos sectores da construção (- 64 mil). Pelo que não parece muito provável um aumento significativo do consumo nos próximos trimestres e quer os indicadores da construção quer das encomendas de bens de investimento parecem apontar para uma estabilização no investimento.

Sem comentários: