Apesar do acordo para a viabilização do Orçamento do Estado para 2011, a verdade é que os
yields da dívida pública portuguesa a 10 anos estão hoje a subir, situando-se novamente acima dos 6 %. O que parece estar relacionado com as
preocupações com a situação na Irlanda e também por notícias como
esta que enfatizam as dificuldades que Portugal enfrenta.
2 comentários:
Acho que é necessário desmistificar a variação diária dos yields da dívida pública. Claro que no longo prazo há um acompanhamento dos fundamentals, mas no curto prazo acho que se exagera na sua interpretação.
Compare-se os yields portugueses com os irlandeses. A página da Bloomberg até deixa sobrepor os dois para melhor análise (o código dos irlandeses é GIGB10YR:IND).
A variação dia-a-dia é praticamente igual à portuguesa!! Dado que não serão as tropelias entre Catroga e Teixeira dos Santos a influenciar as yields irlandesas, só posso concluir que (no curto prazo), estas variações não têm praticamente nada ver com o que se passa em Portugal!!
Para ser honesto, as yields portugueses têm descido face às irlandesas nas últimas duas semanas.. contrariando a ideia que os mercados não estão a gostar do que se passa cá.
Mas dia-a-dia, a variação é igual.
Concordo. Mas de qualquer modo as variações dos últimos dias parecem indicar algo mais do que a natural volatilidade dos mercados.
Enviar um comentário