quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Indicador de Sentimento Económico na União Europeia

Segundo os valores hoje divulgados pela Comissão Europeia o indicador de sentimento económico em Fevereiro terá subido subiu 0,2 pontos (para 97,4) no conjunto da União Europeia e descido 0,1 pontos (para 95,9) na Zona Euro.

Por países destacam-se as evoluções positivas verificadas na Polónia (+4,2), Espanha (+1,1), Alemanha e Países Baixos (+0,9) e Reino Unido (+0,1) e as quedas verificadas na França (-1,9) e Itália (-1,7) - países que tinham registado evoluções muito positivas no mês anterior -, sendo ainda de assinalar a queda de 3,7 pontos (para 72,4 pontos o valor mais baixo da União Europeia) registada na Grécia.

Enquanto que por sectores registou-se uma evolução globalmente positiva da confiança no sector dos serviços, enquanto que a confiança dos consumidores e no comércio a retalho registou um ligeiro declínio. Na indústria e na construção os níveis de confiança mantiveram-se quase inalterados.

Em Portugal o indicador de sentimento económico caiu 1,6 pontos (para 91,0), tendo a confiança descido em todos os sectores com excepção do sector dos serviços (onde subiu 1 ponto). Esta queda foi mais pronunciada nos consumidores (-4 pontos) e na construção (- 3 pontos), sendo de “somente” 1 ponto no comércio a retalho e na indústria.

Entretanto, nas suas previsões intermédias agora divulgadas a Comissão Europeia manteve praticamente inalteradas as previsões feitas no Outono que apontam para um crescimento na União Europeia de 0,7% em 2010, confirmando as perspectivas de uma recuperação, embora frágil, da actividade económica ao longo do presente ano.

Sem comentários: