Os resultados dos inquéritos de confiança relativos ao mês de novembro hoje diivulgados pelo INE indicam uma recuperação generalizada, embora muito ligeira, dos indices de confiança, ajustados de fatores sazonais; face aos valores registados no mês anterior, sendo, no entanto, de assinalar que estes se mantém em valores significativamente inferiores aos verificados nos meses de junho a agosto.
Assim, a confiança dos consumidores, da construção e serviços recuperaram dos mínimos históricos registados em outubro, aumentando de -61,1 para -59,8, de -74,1 para -70,6 e de -38,5 para -35,3 respetivamente.
No mesmo sentido, no comércio a retalho verificou-se ligeira redução nos níveis de pessimismo, registando-se uma subida do indicador de confiança de -25,8 para -24,1.
Enquanto que, finalmente, o indicador de confiança da indústria registou igualmente uma ligeira subida de -23,2 para -22,9 pontos, assinalando-se uma pequena recuperação da componente relativa à evolução da procura externa (que subiu de -37,2 para -36,1).
Sem comentários:
Enviar um comentário