sexta-feira, 29 de julho de 2011

Evolução do PIB dos EUA no 2.º trimestre de 2011

De acordo com os dados preliminares hoje divulgados o PIB dos EUA aumentou 1,3% (taxa anualizada) no 2.º trimestre, enquanto que a taxa de cresimento do trimestre anterior foi revista em forte baixa para apenas 0,4%. Tendo-se registado uma forte desaceleração do consumo privado que terá aumentado apenas ao ritmo anual de 0,1% (que compara com 2,1% no trimestre anterior) com especial incidência no consumo de bens duradouros (que neste trimestre se contraiu ao ritmo de 4,4%), e uma redução do consumo e investimento públicos (-1,1%).

Esta evolução menos positiva do consumo foi compensada pela aceleração do investimento privado (que aumentou ao ritmo anual de 7,1%) - registando-se aumentos quer no investimento residencial (3,2%) quer em estruturas (8,2%) quer em equipamento e software (5,7%) - e pelo aumento das exportações (6,0%) - enquanto que as importações cresceram apenas 1,3%.

2 comentários:

Leroi disse...

Olá!

Isto representa uma boa recuperação de acordo com o atual cenário deles ou apenas reflexo da economia global?

João Pedro Santos disse...

Pelo contrário. Corresponde a uma taxa de crescimento muito (demasiado) baixa e um risco elevado de recair numa situação de recessão. O único sinal positivo é alguma ténue recuperação do investimento residencial.