terça-feira, 8 de março de 2011

Previsivelmente Irracional - Dan Ariely


É um livro muito interessante para todos os que tenham curiosidade pelo ramo da economia comportamental, no qual Dan Ariely, baseando-se num conjunto de trabalhos de pesquisa conduzidos pelo autor ao longo dos anos, demonstra como as nossas decisões são condicionadas pelas nossas emoções, expectativas e normas sociais que nos levam a cometer "erros" sistemáticos, afastando-nos do padrão tradicional do homo economicus hiper-racional.

De forma intelectualmente estimulante, o autor procura tirar dessas experiências algumas lições gerias sobre a forma como pensamos e tomamos as nossas decisões e as respectivas implicações no mundo empresarial e na vida política, bem como ajudar-nos a reconhecer os nossos erros e a tomar melhores decisões não só financeiras mas também na nossa vida pessoal.

Alerto, no entanto, para três aspectos. Em primeiro lugar, embora demonstrando convincentementeque somos menos racionais do que aquilo que a teoria económica geralmente assume, o livro não nos conduz à conclusão de que as nossas decisões são basicamente irracionais, não sendo essa, aliás, a posição do autor que a este respeito refere no prefácio que "Apesar do deslumbramento pela capacidade humana ser inteiramente justificado, existe uma grande diferença entre um sentimento profundo de admiração e a suposição de que temos um raciocínio perfeito". Não se trata, pois, ao contrário do que o título pode levar a supor, de um livro sobre a irracionalidade mas antes sobre a distância que nos separa da racionalidade perfeita e que surge, na esteira dos trabalhos de Herbert Simon (nobel em 1978) e Daniel Kahneman (nobel em 2002), sobre a racionalidade limitada. O que significa que em muitas situações a hipótese de racionalidade perfeita pode (continuar a) ser considerada como uma aproximação perfeitamente razoável na modelização do comportamento económico. Em segundo lugar, que sendo um dos ensinamentos do livro a influência do contexto e das expectativas sobre as decisões é relativamente arriscado extrapolar os resultados das experiências para outras situações e que devemos ter presente a crítica de Lucas. Finalmente, um aspecto que me parece importante é a forma como a concorrência entre empresas pode (ou não) contribuir para que as soluções de mercado não se afastem demasiado dos previstos pela microeconomia clássica.

Sem comentários: