Tal como amplamente antecipado o Banco Central Europeu decidiu aumentar as suas taxas directoras em 0,25 pontos percentuais, após esta subida a taxa das operações principais de refinanciamento passa a ser de 1,25%.
A expectativa deste aumento tem se vindo a reflectir numa subida das taxas de juro do mercado monetário e uma valorização do euro que aumentam os encargos financeiros das famílias e empresas - diminuindo o respectivo rendimento disponível - e reduzem a competitividade externa - prejudicando a evolução das exportações. Esta decisão vem confirmar que a uma política orçamental fortemente restritiva e aos efeitos negativos da subida dos preços dos produtos energéticos se irá somar os efeitos de uma maior restritividade da política monetária, tornando ainda mais sombrias as perspectivas económicas para Portugal.
Note-se que Portugal tende a ser particularmente penalizado pela evolução das taxas de juro do mercado monetário, na medida em que as taxas de juro de uma parte muito significativa do crédito concedido se encontram indexadas à euribor.
Sem comentários:
Enviar um comentário