quarta-feira, 18 de maio de 2011

Evolução do desemprego em Portugal

De acordo com os dados do emprego divulgados pelo INE referentes ao primeiro trimestre de 2011, a taxa de desemprego no primeiro trimestre terá atingido os 12,4% da populacao activa afectando 688,9 mil indivíduos, sendo particularmente elevada na região do Algarve (17,0%), enquanto que os valores mais baixos são observados nos Açores (9,5%) e na região Centro (9,7%).

Um aspecto preocupante é o facto de o número de desempregados há procura de emprego representar mais de metade (53%) do total de desempregados, sendo que de acordo com o INE 29,3% estavam à procura de emprego há mais de dois anos.

O facto de estes dados terem sido obtidos através de uma nova metodologia dificulta uma comparacão directa com os dados dos inquéritos anteriores. Sendo de salientar que, de acordo com a informacão do INE, a manutencão do modo de recolha anterior teria conduzido a uma taxa de desemprego de äpenas" 11,4%, ou seja que a alteracão de metodologia explicaria um aumento de cerca de 1 ponto percentual. Note-se, de qualquer modo, que mesmo este valor mais baixo representa uma subida de 0,3 pp face ao trimestre anterior e de 1,3 pp relativamente aos resultados do primeiro trimestre de 2010.

Sem comentários: