terça-feira, 31 de maio de 2011

Indicador de Sentimento Económico (ESI) - Maio 2011

Os dados divulgados pela Comissão Europeia relativos ao mês de Maio revelam uma ligeira subida do indicador de sentimento económico na União Europeia  (+0,3 pontos para 105,4) e uma redução na zona euro (-0,1 pontos para 106,2 pontos na zona euro), o que aponta para uma desaceleração da expansão da actividade económica.

Sendo esta divergência explicada fundamentalmente pela evolução no Reino Unido que depois da queda de 5,1 pontos no mês anterior recuperou 2,6 pontos em Maio (situando-se agora nos 102,1 pontos). Entre aquelas que são as maiores economias ressalta a queda de 2,7 pontos em Itália (para 97,5 pontos) e de 1,9 pontos na França (para 106,9 pontos) enquanto que na Alemanha se verificou um ligeiro decréscimo de 0,1 pontos mantendo-se o indicador num nível bastante robusto (115,1 pontos). Deve no entanto realçar-se que na maioria dos países se assistiu a um recuo em alguns casos (v.g. Hungria: -6,7 pontos; Países Baixos: - 4,6 pontos. Sendo, ainda, de destacar em termos sectoriais que esta evolução global se encontra associada a uma evolução negativa da confinaça na indústria.

No que respeita a Portugal, o indicador de sentimento económico caiu 1,9 pontos (para 85,2 pontos) constatando-se uma redução da confiança na indústria, construção e serviços enquanto que o sentimento no comércio e dos consumidores recuperou ligeiramente.

Em termos globais estes resultados acentuam ligeiramente as diferenças entre um pequeno grupo de países composto pela Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia e Suécia e os restantes países da União Europeia.

1 comentário:

Weverton Galease disse...

Olá, li seu blog pela 1º vez, muito bom mesmo! Se possível coloque o meu blog na coluna, blog extrangeiros, http://blogvejaisto.blogspot.com
Também é sobre economia!

Abraços! #Brasil