domingo, 1 de maio de 2011
Economia dos Mercados e da Empresa - Pedro Leão
É sempre um prazer ler um livro de um colega e grande amigo, prazer ainda maior quando, como é o caso, é um bom livro. Escrito para ser utilizado como livro de texto em cadeiras de Economia dos Mercados e da Empresa ou de Economia Industrial, é construído com uma abordagem extremamente interessante que privilegia a intuição económica e a análise gráfica em detrimento da formalização matemática - quase inteiramente ausente - apoiada em numerosos exemplos ilustrativos (naturalmente, na sua generalidade da realidade dos EUA mas notando-se um esforço para, sempre que possível, utilizar exemplos nacionais), que revela que é possível abordar estes assuntos sem abusar da matematização, tornando o livro particularmente estimulante e, ao mesmo tempo, uma obra acessível a um público mais vasto.
O livro divide-se em duas partes: Uma primeira parte dedicada à formação de preços em que, depois de um capítulo introdutório sobre as estruturas de custos, se discute a determinação dos preços em Concorrência monopolística, monopólio, oligopólio e cartel, mas onde destacaria os três capítulos finais dedicados a três temas menos comuns neste tipo de livro: a formação dos preços dos recursos não produzidos, a resistência dos preços à descida nas recessões económicas e as externalidades de rede, que são desenvolvidos de uma forma acessível. E uma segunda parte sobre comportamentos e estratégias das empresas em que no mesmo estilo, simples e rigoroso, se abordam de um ponto de vista económico temas como a organização interna da empresa, a localização das empresas e a concorrência geográfica, as decisões de investimento em I&D e em publicidade, as fusões e aquisições ou, ainda, a diversificação e integração de actividades.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário